sexta-feira, 9 de março de 2018

Os perigos das Ideias de Platão no Livro a República

Os perigos das Ideias de Platão no Livro a República

Platão foi um dos grandes filósofos da Grécia Antiga, sua obra de maior destaque chama-se a República escrita pelo ano 380 a.C., o livro expõe um diálogo na casa de Polemarco, irmão de Lísias e Eutidemos, filho de Céfalo. Os principais personagens do diálogo são Sócrates, os dois irmãos de Platão, Glauco e Adimanto; Nicerato, Polemarco, Trasímaco, Lísias e Céfalo.

Neste curto artigo tenho por objetivo expor algumas ideias do Livro.
Na republica idealizada por Platão:

1- Não haveria propriedade ou Casamento

2- As crianças seriam tiradas de suas mães logo após o nascimento e criadas pelo estado comunitariamente.

3- O estado seria Pai e Mãe.

4- A educação seria Ginástica e música militar.

5- Aos 20 anos haveria uma eliminação da ralé para executar tarefas menores (fazendeiros, trabalho braçal, negociantes e pessoas que garantiriam o sustento da comunidade).

6- Os melhores alunos continuariam a estudar Aritmética, Geometria e Astronomia por dez anos.

7- O lote seguinte de fracassados seria enviado aos quarteis.

8- A Nata que sobrasse dessas seleções, por cinco anos, até completar trinta e cinco anos, estudariam Filosofia, por quinze anos estudariam os assuntos práticos do Governo, aos cinquenta anos seriam considerados aptos para governar.

9- Esses governantes viveriam todos juntos em acampamentos comunitários, onde não possuiriam quaisquer bens.

10- Não haveria compromissos entre as partes e todos seriam comuns a todas, traduzindo ninguém seria de ninguém e qualquer um poderia manter relações sexuais com qualquer um, a promiscuidade seria uma instituição publica incentivada pelo estado.

11- Desse grupo seria escolhido o chefe de estado, o Filosofo-Rei.

Falhas nesse Sistema de Governo


1- Não haveria liberdade de expressão, pois o culto a qualquer deus ou religião seriam proibidos.

2- Seu modelo exclui os laços de sangue e a individualidade, destruindo a sociedade fundamentada na Família. ( A experiência comprova que a maior parte das pessoas desajustadas  dos dias contemporâneos provem de famílias desestruturadas e toda criança precisa de um referencial de pai e mãe)

3- Platão defendeu o infanticídio de crianças nascidas com deficiência.

4- Platão acreditava que a menos que os filósofos se tornem governantes ou os governantes estudem Filosofia, os males da humanidade não terão fim. Na pratica ocorreu o contrário, os Governantes inspirados em ideias filosóficas causaram mais problemas do que os totalmente ignorantes em filosofia.

5- A sociedade medieval, o Comunismo e o Fascismo adotaram traços essenciais da república. suas ideias foram adaptadas por Hitler, Mao Tsé Tung, Stalin e Mussolin.







Nenhum comentário:

Postar um comentário