segunda-feira, 19 de março de 2018

Resenha da Obra a Aldeia de Stiepántchikov e seus Habitantes Fiódor Dostoiévski


Resenha da Obra a Aldeia de Stiepántchikov e seus Habitantes Fiódor Dostoiévski

A Aldeia de Stiepántchikov e Seus Habitantes é uma comédia e um dos melhores livros que já tive o prazer de ler, sendo uma obra do Gênio da literatura Russa Fiódor Dostiéviski, escrita em 1859 na primeira fase de Dostoiévski. 

A história desenrola-se quando o jovem Sergei Aleksandrovich recebe uma carta de seu tio (que o sustenta), Iegor Ilich convidando-o para visitar sua fazenda em Stiepántchikov e casar-se com Nástienka, a preceptora de seus filhos. Chegando à casa do tio, Serguei se depara com uma casa ocupada, não apenas por seus parentes, como também por um batalhão de agregados parasitas que vivem (e fazem intrigas) em torno do tio de Sergei, tipos excêntricos dominados pela ambição e pela mesquinharia.

O interessante é que os personagens apesar de cômicos representam figuras com as quais nos deparamos ao longo da vida e nele podemos ver as paixões, desejos e, principalmente, os defeitos que marcam o ser humano. Vale resaltar que Iegor Ilich, talvez o único personagem totalmente integro e de boa índole é um fraco, tornado-se um escravo em sua própria casa.

O personagem que mais se destaca é Fomá Fomich. Antes um bufão, ele agora vive de favor na casa de Iegor, onde, por meio de discursos inflamados, convenceu a todos de que é um erudito sem igual e que apenas através de seus conselhos poderão se tornar pessoas melhores, quando na verdade, ele próprio, Fomá é vaidoso e prepotente ao extremo, um verdadeiro tirano que não perde uma chance de humilhar aqueles à sua volta. Porém, como é um falastrão de primeira, sempre consegue justificar suas atitudes e virar as opiniões a seu favor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário