sexta-feira, 25 de maio de 2018

Minha decepção com o Pensamento de Agostinho

Minha decepção com o Pensamento de Agostinho

Quando tive o prazer de ler a oito anos atrás o livro "Confissões" de Agostinho, fiquei fascinado pelas suas memorias, sua conversão, sua vida me inspirou e principalmente está declaração ficou marcada em minha memória.

"Fizeste-nos para Ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti."

Porém ao longo dos anos estudei suas ideias e confesso que me decepcionei, Agostinho apresentou muitas ideias controversas e que batem de frente com os ensinos da Bíblia sagrada.

Agostinho desenvolveu seu pensamento combatendo três linhas de pensamento;

Maniqueísmo 

"dualismo religioso sincretista que se originou na Pérsia e foi amplamente difundido no Império Romano (sIII d.C. e IV d.C.), cuja doutrina consistia basicamente em afirmar a existência de um conflito cósmico entre o reino da luz (o Bem) e o das sombras (o Mal), em localizar a matéria e a carne no reino das sombras, e em afirmar que ao homem se impunha o dever de ajudar à vitória do Bem por meio de práticas ascéticas, esp. evitando a procriação e os alimentos de origem animal. (Wikipédia)"

Donatistas

"Os donatistas contendiam por igrejas segundo o Novo Testamento, compostas exclusivamente dos que evidenciavam arrependimento e fé. Eles praticavam uma forma congregacional de governo da igreja. Eles batizavam os que lhes chegavam de igrejas por eles consideradas heréticas, considerando inválido o batismo de homens e igrejas que não seguiam a fé do Novo Testamento. Assim, eles eram rotulados de rebatizadores, mesmo os seus líderes acreditando que havia apenas um batismo, o batismo verdadeiro. O pastor donatista Petilian declarou: “Aquele que me acusa de batizar duas vezes, realmente não foi batizado uma vez. O apóstolo Paulo diz que há um só Senhor, uma só fé e um só batismo. Este batismo que professamos publicamente é o correto e os que acham que existem dois são insanos” (David Benedict, “History of the Donatists”, 1875, p. 49)"

Pelagianos

"Pelágio era um monge que viveu no fim do século 4 e início do século 5 D.C. Ele ensinava que os seres humanos nasciam inocentes, sem a mancha do pecado original e pecado herdado. Também acreditava que Deus criava diretamente toda alma humana e, portanto, toda alma era livre do pecado. Pelágio acreditava que o pecado de Adão não tinha afetado as gerações futuras da humanidade. Essa interpretação ficou conhecida como Pelagianismo."

Partindo do combate a essas três linhas de pensamento Agostinho desenvolve sua Teologia e seu pensamento.

O que Agostinho acreditava?

1- Agostinho foi Neoplatônico, usando termos platônicos para estabelecer conceitos cristãos.

2- Para Agostinho a única igreja verdadeira era a Católica.

3- Agostinho acreditava na autoridade da tradição e da igreja para interpretação da Bíblia.

4- Ele acreditava que o milênio estava acontecendo agora, Amilenista. 


5- Acreditava que no presente momento o diabo está preso.

6- Agostinho é o Pai do purgatório, pois ele definiu a doutrina do purgatório (lugar onde as almas dos que cometeram pecados leves acabam de purgar suas faltas, antes de ir para o paraíso).

7- Agostinho não seguia o modelo bíblico de bastimo, ele ensinava a regeneração batismal infantil.

8- Agostinho acreditava que as crianças que morressem sem o batismo são levadas ao Limbus Infantum ( a um lugar as margens do inferno onde ficavam vagando)

9- Ele acreditava que Maria nunca Havia pecado e promoveu a adoração a Maria.

10- Ele acreditava na intercessão a mortos, santos e relíquias assim como os milagres atribuídos a elas.

11- Agostinho acreditava na predestinação (Calvino tirou sua filosofia de Agostinho citando-o mais de 400 vezes nas institutas da Religião) dupla dos eleitos (salvos) e dos reprovados (condenados).

12- Agostinho acreditava que o sexo era vergonhoso, o Grande pecado atrás da miséria humana, para ele o sexo era apenas para a procriação.

 Apesar de todas essas ideias controversas que foram incorporadas ao catolicismo atual e algumas as igrejas Reformadas, o que me decepcionou realmente no pensamento de Agostinho é sua ideia de que os homens devem ser levados a adorar a Deus pelo medo, dor e punição, ele dizia que o ensino era o melhor caminho, porém acreditava que primeiramente compelidos pelo medo ou dor o homem poderia ser influenciado pelo ensino. A teoria de Agostinho contém o sistema de despotismo espiritual, intolerância e perseguição que mais tarde resultou na "Santa Inquisição". Agostinho não apenas acreditava, ele também praticou seus ensinos, perseguindo um grupo chamado Donatistas, privando 300 bispos de suas igrejas e bens perseguindo-os e até mesmo consentindo com a morte de quem pensava contrário. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário