segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Capítulo um do livro o Espírito de Liderança, Myles Munroe (tradução independente do inglês) parte IV

Capítulo um do livro o Espírito de Liderança, Myles Munroe (tradução independente do inglês) parte IV

A Liderança como um Instinto Natural

O ser humano tem um instinto natural para a liderança muito embora seja-nos difícil reconhecer essa realidade.  Como as aves têm o instinto de voar e os peixes têm um instinto para nadar, os seres humanos têm um instinto para controlar suas vidas, circunstâncias, decisões ou ambientes.
Quando perdemos o controle sobres essas esferas da vida reagimos com frustração, depressão, desconforto ou mesmo podemos desenvolver alguma doença psicológica e física. Quando estamos sob o controle de credores, instituições bancárias ou mesmo amigos para a quem temos obrigações. É porque nossas circunstâncias estão nos dominando, e nossas naturezas espirituais, psicológicas e físicas não foram projetadas para viver debaixo dessas condições. Não fomos projetados para ser dominados.

Quando estamos vivendo uma vida descontrolada e debaixo de escravidão nos sentimos angustiados, oprimidos, impotentes e vinculados ao problema. Por exemplo, se você tem uma hipoteca de trinta anos em sua casa, você não se sente livre até você pagar. Mesmo que você esteja aproveitando a sua casa, há uma voz na parte de trás da sua mente dizendo: "Mas ainda é deles. Pertence a eles durante o tempo que eles têm esse contrato”. Por outro lado, por que você experimenta alívio e contentamento quando todas as suas contas são pagas? Quando você recebe um bônus e cobre todas as suas dívidas e você não deve nada a ninguém. Você expressa um sorriso no seu rosto e cumprimenta todos que você conhece. Estou certo? Quando todas as suas necessidades estão satisfeitas, você sente como se estivesse caminhando no topo do mundo. Isso é porque você está experimentando o que você nasceu para ser, você foi projetado para dominar seu ambiente.

Muitas pessoas querem ganhar muito dinheiro, mas geralmente não é porque elas querem o dinheiro em si. O ponto fundamental do desejo de riquezas é motivado pelo desejo de poder, O poder de dominar e controlar seu estilo de vida, circunstâncias e ambiente. É o poder que o dinheiro nos dá que faz nós buscamos isso. Todo ser humano, naturalmente, quer controlar sua vida e o dinheiro e riquezas parece prometer esse poder de controle.

Estamos atrás do sentimento ou sentido de domínio que, nós da à capacidade de comprar o que desejamos viver onde queremos comer o que sentimos vontade, usar o que gostamos e ir onde quer que nós decidamos. É o poder sobre as circunstâncias e, em alguns casos, sobre pessoas. Esse desejo de controlar nossas vidas explica muitos dos problemas em nosso mundo. Por exemplo, por que um jovem adolescente pega em uma arma entra em uma loja e diz: "Todo mundo no chão! “Imagine que você está no meio de tal situação”. Suponha que o menino tenha treze anos e você tem trinta e quatro anos; ele tem 5 pés de altura e você tem 6 pés, você tem consciência que é fisicamente mais forte do que ele, mas está em desvantagem, pois ele tem uma arma perigosa que traz ameaça a sua vida, você se vê obrigado a cooperar com seus comandos. Por um breve momento, aquele jovem sente o que ele nasceu para sentir - o que é chamado de "euforia". É uma estranha sensação de poder, controle e invencibilidade.


Nossa sociedade coloca um jovem como este em um centro de detenção, e ele cumpre sua pena e volta para fora. Mas ele se lembra desse sentimento e é assombrado pela tentação de repetir o ato. Eu acredito que isso é mais que um problema psicológico. Envolve esse profundo desejo espiritual inerente à natureza do homem para dominar seu meio ambiente. Está ligado a como ele se sente sobre si mesmo. Estou convencido de que o desejo de o poder sobre os outros é uma distorção de algo bom; é uma distorção do nosso desejo humano inerente de exercer liderança e domínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário