sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Capítulo um do livro o Espírito de Liderança, Myles Munroe (tradução independente do inglês) parte V


LIDERANÇA E NOSSAS CRENÇAS SOBRE A ORIGEM

A partir de aonde vem à maioria de nossas atitudes em relação à liderança? você acha que é um líder ou não? As ideias sobre liderança são uma resposta condicionada ao seu sistema de crença. Geralmente, nos ensinaram que a liderança é reservada para um grupo exclusivo de pessoas que foram escolhidas a dedo pelo destino para controlar, dominar e subordinar as massas. Eu quero demonstrar que contrariamente à opinião popular a liderança não é um clube de elite para alguns, é na verdade a essência de todos os seres humanos.

Descobri que os conceitos das pessoas de sua origem frequentemente influenciam a maneira como eles pensam sobre si mesmos, incluindo suas ideias sobre seu potencial de liderança.

Em nosso mundo, existem duas principais teorias sobre origem: evolução e criação.

Existem várias variações para a teoria evolutiva, mas muitos evolucionistas acreditam que o universo foi formado como um resultado de uma explosão de energia, isso é conhecido como a teoria do big bang, segundo essa teoria ao longo de milhões de anos, a vida microscópica desenvolveu-se na terra, da qual surgiram espécies de animais que sofreram mutações, com as espécies mais fortes vencendo as mais fracas em uma subjugação do mais forte. Neste ponto da nossa história, os seres humanos são os mais avançados das espécies.

De acordo com essa teoria os seres humanos são na sua essência, amebas sofisticadas. Não existe um propósito específico para a vida, pois apenas existimos como resultado de forças evolutivas da natureza. Esta teoria também apoia a ideia de que aqueles que são mais fortes - fisicamente, intelectualmente ou criativamente - estão destinados a liderar e controlar outros, enquanto o resto está destinado a serem seguidores.

A outra grande teoria da origem da humanidade é a criação. Esta ideia esta apoiada na criação da terra, vegetação, animais, e seres humanos por um ser inteligente. Alguns criacionistas acreditam que o Criador fez o mundo e depois o deixou para se desenvolver sozinho sem sua interferência, enquanto outros acreditam que o arquiteto da terra ainda está ativamente envolvido nela e fez a humanidade com uma natureza e propósitos específicos, este conceito apoia a ideia de que cada pessoa tem um papel e contribuição para fazer, independentemente da sua posição na vida e nível atual de poder e habilidades.

A evolução ainda é uma teoria, não foi comprovada cientificamente apesar de reivindicar tal façanha. É muito interessante que a experiência e a intuição do ser humano desafiam a premissa do conceito evolutivo, o intrincado design dos seres humanos e a natureza ordenada do universo não o suporta.
A alternativa é que deve haver algo maior que deu começo a um processo criativo mais sofisticado do que o processo arbitrário da evolução. 

Os escritos antigos conforme registrado no primeiro livro escrito por Moisés apresenta um argumento mais plausível e razoável explicando nossas origens: somos os produtos de um Ser Supremo altamente inteligente e criativo. A proposição nos dois primeiros capítulos do Gênesis é que Deus criou pessoalmente os seres humanos propositalmente sua própria imagem e semelhança e depois lhes disse que fossem frutíferos, preenchessem a terra e governassem sobre isso. Eles deveriam ser mordomos da terra, responsáveis pelo seu cuidado e bem-estar. Devemos notar que o Criador projetou seres humanos à sua imagem e semelhança depois que ele fez a vegetação e os animais, separando-se especificamente ele do resto da criação de algumas maneiras importantes.


A palavra antiga diz que ele trouxe à criação a existência com declarações como "Disse haja luz" ou "Disse que a terra produza criaturas vivas". No entanto, quando chegou a hora particular de criar o homem, ele disse: "Vamos fazer o homem em nossa imagem e à nossa semelhança.” Os seres humanos foram às únicas criaturas que foram feitas à imagem e semelhança de seu Criador. Isso significa que eles têm em sua natureza características da natureza do seu criador como: a capacidade de planejar com antecedência, imaginar, criar e administrar eficazmente, em outras palavras, ser feito em sua imagem e semelhança significa ter a natureza ou espírito de liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário