quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Cuidado com o que você enterra na areia

cuidado com o que você enterra na Areia

Moisés com a idade de 40 anos decidiu visitar seus irmãos, criado e educado em toda a ciência e cultura do Egito antigo desprezou-a desejando participar do sofrimento do seu povo.
No caminho avistou um egípcio espancando um hebreu, isso era comum seu povo era escravo, num impulso de raiva matou o egípcio, olhou para um lado e depois para o outro, viu que não havia ninguém cavou o mais fundo possível e enterrou o cadáver.
A vida seguiu, porém areia é algo instável, e o vento soprou e expos o que estava oculto e escondido.
Quando ele desejou apartar uma briga entre dois hebreus, a resposta o assombrou de sobremaneira “Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio?” temendo por sua vida fugiu e passou 40 anos no deserto.

Moral da história: “porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se.” Mateus 10:26

Defeitos de caráter são como cobras peçonhentas adormecidas que quando acordam atacam que alcançou o sucesso.

O teatro surgiu na antiga Grécia por volta do ano 550 a.C e as mascaras eram o instrumento fundamental dessa arte. Um único personagem representava vários papeis, apenas trocando de mascara por trás da cortina, este personagem tinha o nome grego de hypokeinein que é a raiz etimológica de hipócrita, que significa aquele que representa um papel, alguém que finge.
Infelizmente no mundo em que vivemos muitas pessoas são atores profissionais e representam vários papeis, trocando de mascara como convém.

Por isso desejo dar alguns conselhos:

1-   A qualidade mais importante da tua existência é à força de teu caráter que deve ser nobre e estável.

2-   Cuidado com pessoas extremamente talentosas, mas que ainda não desenvolveram seu caráter, todo o relacionamento com esse tipo de pessoa tem um destino, desilusão mesclado com decepção.

3-   Cuidado com pessoas que em vez de jogarem com as cartas, jogam com seres humanos e paixões. Não pense que você pode arrancar caráter de você e fazer um transplante em outra pessoa com o caráter comprometido e defeituoso.

4-   Caráter é uma construção individual, por isso caráter comprometido leva a Deus impor um exílio no seu deserto para fins de tratamento, para que seu reino seja edificado por homens mansos e tranquilos, que confiem apenas na força do senhor e no seu braço forte.


5-   Não construa tua vida, sonhos e casa na areia, por que o vento de Deus sopra e tudo é exposto, casas na areia sempre caem. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
2 Timóteo 3:13-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário